(O Sumo Sacerdote no The Green Witch Tarot)

O Sumo Sacerdote é uma autoridade espiritual que utiliza a sua ligação com a energia do Sol (iluminadora e esclarecedora) e com Deus para abençoar toda a comunidade. Grande mentor que é, ele transmite os seus conhecimentos sagrados para os outros, e é visto como um exemplo de fé e purificação.

Esta é a carta da sabedoria adquirida através dos conselhos dos outros. Os vários ensinamentos que o Sumo Sacerdote doa generosamente para o público envolvem deveres, consciência, e aspectos morais e éticos que devem ser preservados na conduta diante das diversas situações da vida. Isto é, ele nos faz refletir sobre “o certo e o errado” dentro de uma estrutura social.

Da mesma forma que A Grã-Sacerdotisa ressalta o poder psíquico individual, o Sumo Sacerdote evidencia a esfera do trabalho coletivo – pois, para ele, a individualidade excessiva pode se tornar algo perigoso e descontrolado. Este é o caminho da necessidade da organização, da cooperação, do pensamento grupal e do trabalho mútuo para que projetos deem certo e contemplem positivamente todos os envolvidos.

Mas, sobretudo, a presença deste líder espiritual no jogo é um lembrete de que existe uma força divina superior, que protege, orienta e nunca nos deixa desamparados.

Representações da carta

Astro: Sol (iluminação pelo aprendizado; energia racional masculina)
Planta: Milefólio (bênção, energia e proteção divina)
Animal: Andorinha (Sol, comunidade e segurança)
Ação: “Vamos juntos!”