(Foto: Pri Ferraz)

Muitas vezes, para atingir um objetivo, é preciso ter mais do que força e motivação: é necessário renúncia. Não podemos ter tudo o que queremos na vida e, por isso, se temos uma meta principal a alcançar, somos obrigados a rever nossas prioridades. É sobre isso que fala O Enforcado.

A melhor forma de começar a explicar os significados deste arcano é, certamente, falando um pouco sobre a figura mitológica ilustrada na carta. O personagem é o deus Odin, da mitologia nórdica, que entregou um de seus olhos como pagamento para beber na Fonte do Conhecimento e passou 12 dias suspenso em sacrifício na árvore sagrada Yggdrasil.

Desta forma, Odin é O Enforcado que representa o preço que pagamos por aquilo que queremos. E em que moeda.

Embora não seja fácil abdicar de algumas coisas para conseguir outras maiores, aceitar essa experiência significa conquistar aprendizados para o resto da vida. Além disso, tornamo-nos mais fortes, tanto fisicamente como espiritualmente.

Quando encontramos O Enforcado no jogo, sabemos que o momento exige clareza. Este caminho nos convida a ter direção, compreensão e avisa que, diante de uma situação na qual estamos de mãos e pés atados, devemos aproveitar o período de “pausa” para avaliar o cenário e pensar bem em nossos objetivos.

Lembre-se que tão importante quanto ter sabedoria é saber quando colocá-la em prática. E saber esperar é essencial.