Engana-se quem pensa que a Massagem Ayurvédica se limita ao tato. Embora ela exerça uma ação profunda sobre o corpo, seus toques vão muito além do físico: mergulham na emoção e no espírito, tratando o ser humano em sua completude. 

A Massoterapia Ayurvédica é um dos pilares do milenar sistema de cura indiano da Ayurveda. A massagem é realizada através de toques profundos e vigorosos utilizando óleos naturais , e é capaz de fazer uma verdadeira faxina corporal, mental e espiritual em nós.

“É uma desintoxicação do corpo e das emoções”, conta Victor Lima, Massoterapeuta Ayurvédico Kosha Body. “Todo desequilíbrio vem de um mau uso dos sentidos, e a massagem vai justamente identificar e curar o que está desequilibrando aquele corpo”, completa.

1º passo: o diálogo

A primeira etapa antes de começar um tratamento ayurvédico é a conversa. Nela, o terapeuta explica os objetivos da massagem e realiza o estudo para descobrir o seu dosha – isto é, o seu perfil biológico de acordo com as quantidades e combinações dos elementos da natureza em seu corpo.

Segundo o massoterapeuta Victor, o diálogo e descoberta do dosha é fundamental para direcionar toda a abordagem da massagem. “A velocidade, a profundidade do toque e os óleos essenciais utilizados são determinados segundo o seu perfil”, explica.

Clique aqui e faça um teste online prévio para descobrir o seu dosha.

Sobre o processo

A Massoterapia Ayurvédica exige entrega. Durante o processo, alguns pontos-chave do corpo são pressionados, e é surpreendente notar o quanto eles trazem à tona as mais diversas emoções e padrões que internalizamos.

Através do pescoço, por exemplo, é possível identificar sentimentos presos de raiva e necessidade de controle; já os antebraços falam sobre o nosso poder de ação e realização; assim como na barriga se encontram pontos ligados aos medos e ao apego…

Todo esse trabalho de aliviar sentimentos presos em forma de tensão e males faz da massagem um momento de total liberação. E, sim, esse processo pode ser doloroso, mas é extremamente libertador e relaxante ao final.

Doenças respiratórias e circulatórias, artrite, bruxismo, ansiedade e depressão são apenas alguns dos problemas nos quais a Massoterapia Ayurvédica pode auxiliar a cura. E em caso de gestação ou de pacientes oncológicos (com câncer ativo), o profissional deve ser informado para que haja uma adaptação da massagem.

Onde encontro em Recife?

Minha experiência Ayurvédica foi com Victor Lima, um buscador que encontrou na massoterapia o seu propósito de vida. Após receber uma massagem, ele sentiu o chamado interior para trabalhar na área e largou o meio profissional corporativista rumo a esse objetivo.

“Senti que deveria trabalhar com as mãos, com cura, com energia. E quando você encontra seu caminho, todas as portas se abrem”, Victor diz, com convicção.

Hoje, formado em Massoterapia Ayurvédica – Kosha Body, atende no Pura Luz Yoga (no bairro de Casa Forte) e no Espaço Ajna (no bairro do Derby).

Se você desejar mais informações sobre a técnica ou quiser marcar uma sessão, pode entrar em contato com o próprio terapeuta através das redes sociais:

Instagram – @massoterapiaayurvedicarecife

Facebook – Massoterapia Ayurvédica Kosha Body Recife